terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nuremberg e dois locais que marcaram a história

Eu fui para Nuremberg com dois lugares na minha listinha para visitar sem falta: o Centro de documentação no complexo do Congresso do Partido Nacionalista (Dokumentationszentrum Reichsparteitagsgelände) e a Sala nº 600 no Tribunal da Justiça, onde foram realizados os processos da Corte Penal Internacional para o julgamento dos nazistas de alto escalão a partir de novembro de 1945.





O Centro de documentação hoje abriga uma exposição chamada "Fascination and Terror", com toda a história do Nazismo, filmes, fotos, posters, áudios, etc. Paguei 5 euros para entrar.



O Centro fica no local onde existiam planos arquitetônicos gigantescos para a construção de uma réplica do Coliseu de Roma, duas vezes maior que o original, destinado a servir como sede do Congresso do partido nazi. A construção ficou inacabada, mas pode se ver o porte do prédio do lado de fora, que lembra muito o coliseu.

A ligação de Nuremberg com o Nazismo começou com o partido nazista NSDAP, que promoveu a partir de 1933 até 1938 enormes comícios partidários em Nuremberg. Após a ascensão ao poder, Hitler declarou Nuremberg como sede oficial dos Comícios do Partido Nazi (as "Reuniões de Nuremberg"). Foram construídas áreas de desfile (Reichsparteitagsgelände) e outras construções monumentais, exemplo da megalomania nazi, para acomodar os congressistas ao longo dos anos de duração do Terceiro Reich; alguns nunca foram acabados. Atualmente, ainda existem alguns exemplares da arquitetura nazi na cidade, como por exemplo o Campo Zepellin (esse eu não visitei).



Os primeiros sinais de radicalização foram a queima dos livros em 1933. Livros e jornais de autores considerados subversivos e não conforme às ideologias nazistas, foram queimados na praça Principal (Hauptmarkt) no centro da cidade.
Outro triste fato de Nuremberg foi a arianização de bens judeus: os moradores judeus foram forçados a vender no total mais de 150 empresas e aproximadamente 570 propriedades. Porém, o fato mais deplorável na história da cidade, é que a estação ferroviária Märzfeld foi ponto de partida para mais de 2.000 judeus da região da Francônia e para 2.373 nurembergenses em direção a deportação.



Na cidade ainda foram editadas as primeiras leis racistas do período nazi em 1935, dentre as quais as leis de "pureza" do sangue ariano, conhecidas como as Leis de Nuremberg. Por um lado, foi o surgimento das Leis de Nuremberg, responsável pela escolha dessa cidade para a instituição do Tribunal Penal Internacional para o julgamento dos crimes de guerra e crimes contra a humanidade praticados pelos nazis. 



Do outro lado, ironicamente, o prédio do Tribunal da Justiça e adjacente o prédio da prisão, foram uma das raras construções intactas após o término da guerra e local ideal para a realização dos julgamentos.


A sala nº 600 do Tribunal de Justiça foi onde foram julgados os criminosos Nazistas e permanece até hoje aberta para visitação (paguei 5 euros para entrar). 



E também no mesmo prédio do Tribunal, funciona um Museu com a história do julgamento, e inclusive objetos originais ficam em exposição, como o banco onde os Nazistas sentaram para serem julgados.






Nuremberg foi a segunda cidade alemã que mais sofreu durante o bombardeamento dos Aliados, sendo somente superada na sua destruição por Dresden. O centro histórico foi destroçado durante o ataque aéreo dos aliados em 2 de janeiro de 1945.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a cidade voltou a estar no centro das atenções devido aos Julgamentos de Nuremberg realizados de 1945 a 1949, nos quais os oficiais nazis foram condenados por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Documentation Centre Nazi Party Rally Grounds
of nuremberg municipal museums
Bayernstraße 110
90478 Nuremberg
Germany

Memorium Nuremberg Trials
Bärenschanzstraße 72

90429 Nuremberg 

Germany

Fonte: wikipédia


Siga minha página no facebook!

2 comentários:

  1. Que delícia de viagem Mariana... estou lendo os posts e viajando junto. Muito bom! Da próxima vez me leva na mala... rs

    ResponderExcluir
  2. Oi Dulce! Que bom que você gostou.. A Alemanha é realmente apaixonante..

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...