terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um dia em Praga: Hradcany, Karluv Most, Relógio Astronômico, Passeio de barco e Pub Crawl


No primeiro dia em Praga, fomos conhecer o Castelo (Prazsky Hrad) e a Catedral Sv Vita (Katedrála Sv Vita). Esses monumentos históricos ficam na parte alta da cidade, o bairro Hradcany. E de lá você tem uma vista maravilhosa da cidade.



A Catedral foi iniciada pelo imperador Carlos IV, no século XIV e em 1929 foi concluída e dedicada ao santo padroeiro do país, São Vito. Os mosaicos são do século XIV, por sinal lindíssimos!


Descendo a pé, você pode seguir para a Ponte Carlos (Karluv Most), a mais famosa ponte e era (é) o símbolo de Praga para mim! Durante séculos, Karluv Most foi a única ponte de Praga, construída também por ordem do imperador Carlos IV. A ponte é formada por 16 arcos que atravessam quase 500 m da cidade velha, passando pelo rio Vltava e a Ilha Kampa para chegar ao bairro Malá Strana.


No século XVII, a ponte foi enfeitada com esculturas barrocas, incluindo a estátua de São João Nepomuceno. A história conta que, desentendendo-se com o rei, João Nepomuceno foi empurrado da ponte em um saco. Quando seu corpo apareceu boiando na água, cinco estrelas dançaram na superfície. Assim, Nepomuceno tornou-se o santo padroeiro das pontes e é sempre retratado com sua auréola de estrelas.


Seguindo em frente, chegamos à Praça da Cidade Velha (Staromestské námestí) e onde se concentram a maioria dos turistas. Principalmente porque é ali que está o Orloj (relógio astronômico) que foi instalado no século XV e não marca apenas as horas, mas mostra a posição do sol, da lua e das estrelas, enquanto sua torre mostra os signos do zodíaco e as estações do ano. Também de hora em hora, sai a procissão dos bonecos em madeira do relógio.


A praça é repleta de lojas, restaurantes, mas fique atento pois ali os preços são mais caros (leia-se "mais turísticos"). No centro da praça está uma escultura Memorial de Jan Hus e a direita da escultura ficam a Prefeitura da Cidade Velha e a 2ª igreja de São Nicolau.

Deixando a praça central, fomos fazer um passeio de barco pelo rio Vltava, e foi um dos passeios que mais gostei de fazer em Praga. No barco tinha almoço e direito a 3 bebidas. A essa altura eu já estava cansada de tanto andar e a idéia de ficar sentada em um barco apreciando a vista me apeteceu muito... Fiz o passeio com a excursão que estava, então agora não me lembro o nome da empresa que fez. Mas ladeando o rio, existem diversas empresas que fazem esse tipo de tour (se alguém se interessar).


E à noite, fomos fazer o pub crawl em Praga. De bar em bar, até terminar em uma boate. Parei no 2º bar (tô fraca!) e fui com minha amiga da excursão para um bar/restaurante/lounge "Cafe-Cafe" bem bacana, pra terminar a noite.


Fonte: Praga Guia e Mapa - Ciranda Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...