domingo, 30 de novembro de 2014

Em Portugal: A Universidade de Coimbra

Saímos de Fátima e fomos a caminho de Coimbra, para conhecer a famosa Universidade. É a Universidade mais antiga de Portugal em funcionamento (foi fundada em 1290!). Ela fica no alto da cidade e de lá temos uma vista privilegiada da cidade.



Além de ser super antiga, ela foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 2013. Tem cerca de 20 mil estudantes e 8 faculdades, dentre elas a famosa Faculdade de Medicina.


Os estudantes usam o chamado "Traje Nacional" que dão todo um charme à Universidade. Quando fomos conhecer o local, ventava muito, esse traje deve ser bom para isso também, pois é preto e deve ser bem quente!



Um símbolo muito famoso de Coimbra é a torre da Universidade, que tem 33,5 metros de altura e sua construção foi iniciada em 1728 e terminada cinco anos depois. No alto há um mirante e um sino que marcava a hora de despertar e recolher dos estudantes.


No centro da Praça da Universidade está a Estátua de D. João III, uma homenagem ao seu incentivador.








Visitamos a famosa Biblioteca Joanina, que foi construída nos anos de 1717 e 1728, e tem todo o estilo Barroco. Não é permitido filmar ou fotografar lá dentro, mas a entrada é essa da foto abaixo.

A Biblioteca tem esse nome em homenagem ao rei D. João V, que foi quem patrocinou a sua construção.


Ali existem cerca de 55.000 obras, que são conservadas pelos métodos tradicionais de limpeza e um especificamente inusitado: ali dentro moram morcegos que por comerem insetos, acabam protegendo os livros.

Mas na visita (ainda bem) não vi nenhum morcego!


Nesse link há diversas informações de tours, valores e horários na Universidade de Coimbra, incluindo a torre com o mirante!



Universidade de Coimbra
Paço das EscolasCoimbraPortugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...