sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Em Portugal: Cabo da Roca, a Piriquita de Sintra e o show de Fado em Lisboa

Saindo de Cascais, fomos conhecer o Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental de Portugal continental e do continente Europeu. De frente ao Oceano Atlântico, o vento é implacável. Quase não se consegue ficar com os acessórios (se você estiver usando algum) tais como chapéu, lenço, óculos, câmera fotográfica, celular..... o vento leva mesmo se você não segurar!



Há uma inscrição em uma pedra que diz "Aqui onde a terra se acaba e o mar começa" escrita por Camões, o famoso escritor Português, no épico Os Lusíadas.


Há uma cruz no local, no alto da pedra e também o Farol do Cabo da Roca e uma loja de souvenires.


O caminho para chegar na extremidade também é bonito, com muitas flores campestres e lugares lindos para tirar várias fotos!


Deixamos o Cabo da Roca e seguimos viagem para conhecer Sintra. Mas que cidade encantadora! Adorei Sintra! Pena que ficamos pouco tempo nessa cidade e me deixou com gostinho de quero mais...


Segundo os dados, é o segundo município mais populoso de Portugal, mas não parece! Parece uma cidade pequena. E tem muita história: já passou pelo domínio dos Romanos, dos Muçulmanos, dos Espanhóis e por fim dos Portugueses.

O Castelo dos Mouros, no alto da cidade, remonta à época do Século VIII quando os Mouros ocuparam Sintra e hoje é aberto para visitação. Pena que ficamos pouco tempo na cidade, e não conseguimos ver tudo!


O terremoto de 1755 também atingiu Sintra e causou estragos à cidade e suas construções históricas, mas foi posteriormente reconstruída.


O clima de Sintra parece ser sempre meio nublado e mais frio, devido a proximidade com o Oceano Atlântico e por estar na Serra, a umidade é maior.


Um dos pontos turísticos principais de Sintra é a pastelaria Piriquita. Parece que os Portugueses adoram esse nome, tem até vinho Piriquita! Eu saboreei uma queijada e um travesseiro, que são doces típicos de Portugal. Gostei muito!


Mas tem uma infinidade de outros tipos de doces, que você pode escolher à vontade. Tem duas pastelarias Piriquita. Uma logo na entrada da rua, que geralmente fica lotada (e é a mais conhecida) e tem outra na mesma rua da primeira e que fica um pouco mais acima, que é mais vazia, e foi nessa que fomos (Piriquita II).


Tem a parte interna e a parte externa, e os preços variam dependendo do lugar que você se sentar (conforme foto acima).



E assim terminamos o dia voltando para Lisboa e à noite tivemos um jantar com apresentação de Fado. Foi no Café Luso, que fica no Bairro Alto. Que lindo é o fado, tão triste, mas ao mesmo tempo tão envolvente!


O jantar também foi muito bom, com um caldo de entrada, um bacalhau com batatas de prato principal e a sobremesa um mousse.


E enquanto íamos jantando, várias apresentações aconteciam: cantores, apresentações típicas, instrumentais. Foi uma noite muito agradável. Sem contar que o interior do Café é muito bonito, parece uma caverna rústica.



Cabo da Roca
Estrada Cabo da RocaSintra 2705-001Portugal


Café A Piriquita

Rua Padarias 1/7Sintra 2710-603Portugal

Café Luso
Travessa da Queimada, n.º 10Lisboa 1200-365Portugal


Siga minha página no facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...