quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Em Portugal: visitando o Santuário de Fátima

Saímos do Mosteiro da Batalha e seguimos viagem para o Santuário de Fátima, que é local de peregrinação de Cristãos de todo o mundo, devotos de Nossa Senhora de Fátima. O local fica a cerca de 120 km de Lisboa.


Apesar de mundialmente famoso, muitos desconhecem a história desse lugar e de como tudo começou. Foi em 1917, quando ainda era conhecido como Cova da Iria (era uma propriedade rural), que três crianças (Jacinta e seus dois primos Francisco e Lúcia) testemunharam várias aparições de Nossa Senhora.

Mas tal fato só foi reconhecido pelo Bispo de Leiria (uma cidade principal próxima) em 1930. A fama mundial de Fátima aumentou com o papado de João Paulo II, que era devoto de Nossa Senhora. Em 2000, Jacinta e Francisco foram beatificados.


O Santuário inclui a Basílica, a Capela das Aparições, o Recinto das Orações, a Igreja da Santíssima Trindade, a Casa do Retiro de Nossa Senhora das Dores, o Centro Pastoral Paulo VI e a Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo.




A Igreja da Santíssima Trindade fica do lado oposto da Basílica principal e foi inaugurada em 2007. Foi feita sobretudo para receber os peregrinos que nos dias de celebração queriam assistir às missas no Santuário, e a Basílica não comportava todos os fiéis.  




Um dos locais mais procurados no Santuário pelos peregrinos é a Capela das Aparições, que foi construída originalmente em 1919 a pedido de Nossa Senhora em uma de suas aparições. Foi ali que Nossa Senhora apareceu para as crianças, no alto de uma árvore chamada Azinheira.  A azinheira original foi desaparecendo pouco a pouco, pois os fiéis levavam seus ramos. 

A Capela à esquerda e uma Azinheira à direita

As crianças pastorinhas vinham rezar nesse local e hoje a imagem de Nossa Senhora que fica dentro da Capela marca o local físico onde a azinheira estava plantada e onde Nossa Senhora aparecia para as crianças.




É uma Capela aberta e muito agradável. Ali são rezadas missas e algumas pessoas pagam suas promessas de joelhos.


Ao lado da Capela foi plantada uma Azinheira, igual a árvore original e que é protegida por uma cerca e um muro.



A Basílica de Nossa Senhora do Rosário começou a ser construída em 1928 e foi finalizada em 1953. Em 1954 foi concedida o título de Basílica.



No alto se vê uma linda coroa feita de bronze sob uma cruz e abaixo a estátua de Nossa Senhora. A Basílica estava parcialmente em reformas quando visitamos. Mas mesmo assim pudemos entrar na Igreja.




Dentro da Basílica estão sepultados Francisco, que faleceu em 1919, Jacinta em 1920 e a Irmã Lúcia, que virou freira da Ordem das Carmelitas Descalças e faleceu em 2005 em Coimbra, Portugal. A Irmã Lúcia escreveu vários livros que relatam os segredos que Nossa Senhora revelou.


Almoçamos em um restaurante self-service chamado O Sino, em Fátima, mas quem serve são os funcionários (pelo menos no dia em que eu fui)! Tem bastante variedade e fica em um centro de compras que vende milhares de lembrancinhas de Fátima. Já aproveitamos e compramos os souvernires lá mesmo.



Basílica Nossa Senhora de Fátima

Apartado 31FatimaPortugal



Igreja da Santíssima Trindade
Cova da Iria - Santuário de Nossa Senhora de FátimaFatima 2496Portugal

Restaurante O Sino
Estrada Nacional de Leiria, Fatima, Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...