domingo, 31 de agosto de 2014

Em Roma: Palatino e Fórum Romano

No mesmo dia em que visitamos o Coliseu, fomos conhecer o Palatino. É uma caminhada curta, nem 2 minutos, já que ambos ficam próximos. Fomos com a mesma guia do Coliseu (com ela fizemos Coliseu, Palatino e Fórum Romano). Mas você pode ir por conta própria também. O Palatino fica em uma colina e foi onde Roma nasceu, como diz a história.




Era o local de residência dos reis e imperadores: já moraram ali os Imperadores Augusto, Tibério, Calígula, os Imperadores da dinastia dos Flávios e Settimio Severo. O Palatino é ladeado pelo Circo Massimo (era uma construção que abrigava até 250 mil espectadores e onde ocorriam as corridas das bigas), pelo Capitólio e pelo Fórum Romano.


A área do Palatino é bastante rica em área verde, parece um parque. E a vista que se tem dali é maravilhosa, tanto do Coliseu, como do Fórum Romano.




Passamos por várias construções históricas: o que sobrou de um aqueduto (Aqueduto Claudio), o Stadium, a Vila Farnese, as ruínas do Templo de Magna Mater, entre outros.



Em seguida fomos conhecer o Fórum Romano, que era onde a vida Romana acontecia no dia-a-dia. Ali havia lojas de todos os tipos, desde mercados a lojas de arte e livrarias. Havia também templos, igrejas, locais de reunião política, entre outras construções.

Passamos pelo Arco de Tito, que fica logo no início da Via Sacra, avenida principal do Fórum Romano. O Arco foi feito a pedido do seu irmão Domiciano, pelo Senado, em homenagem ao Imperador Tito pela conquista de Jerusalém (no ano 70 depois de Cristo).


Nos relevos do Arco, pode-se ver imagens no mármore com as histórias de guerra e da época de Tito.



A Via Sacra era também famosa por receber os militares que retornavam das guerras, geralmente vitoriosas. O Comandante militar vinha na frente, seguido pela tropa e depois havia o desfile dos prisioneiros de guerra. E a população de Roma se aglomerava para ver aqueles que lutaram nas guerras.


No Fórum Romano, estão ruínas históricas dentre elas a Basílica de Massenzio, o Templo de Antonino e Faustina, o Templo de Saturno, a Basílica Emília, o Templo de Júlio César, etc.


Conhecemos também o lugar onde era a Casa dos Vestais, que ficava atrás do Palácio Real. As Vestais eram 6 virgens consagradas ao culto de Vesta e a Casa era ligada ao templo de Vesta. Elas tinham a missão de não deixar o fogo sagrado da Deusa se apagar e mantinham vivo o culto a ela.



Elas permaneciam no cargo até os 30 anos e tinham prestígio e direitos sociais e políticos na sociedade romana à época. Mas se alguma delas violasse o voto de castidade, seria sepultada viva no Campo Scellerato. Algumas estátuas foram feitas para representar as Vestais.



E ali ficamos algumas horas apreciando a história e as ruínas de tantos anos atrás. É um lugar que defitinivamente vale muito a pena visitar!







Palatino e Fórum Romano
Piazza Santa Maria Nova 5300186 RomaItália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...