terça-feira, 19 de agosto de 2014

Segundo dia em Roma: Igreja Santo Inácio de Loyola, Pantheon e Templo de Adriano

No segundo dia em Roma, começamos com uma visita à Igreja Santo Inácio de Loyola no Campo de Marte, que foi feita em homenagem ao fundador da Ordem dos Jesuítas.




A Igreja é em estilo barroco e foi construída entre os anos de 1626 e 1650, e também foi inspirada na Igreja Matriz dos Jesuítas, a Igreja de Jesus.



O afresco no teto da nave chama a atenção: pintado por Andrea Pozzo, um irmão jesuíta, o tema é a celebração da obra de Santo Inácio e da Companhia de Jesus no mundo, e mostra o Santo sendo recebido por Jesus e a Virgem Maria no paraíso e ao seu redor os quatro continentes. Há um disco de mármore no chão da Igreja onde podemos ficar para ver melhor essa obra. Lindíssimo!


Saímos da Igreja e fomos para o famoso Pantheon, um dos monumentos mais conservados em Roma. A inscrição no pórtico "M. Agrippa L. F. Cos. tertium fecit" e a sua construção foi encomendada pelo General Agrippa (aquele mesmo do aqueduto onde se encontra a Fontana di Trevi hoje), e foi construído por volta do ano 27 antes de Cristo, e dedicado às divindades que protegiam a família Júlia. Agrippa era amigo e genro do Imperador Augusto.



No ano de 609, o Papa Bonifácio IV transformou o Pantheon, que era um templo pagão em Igreja Cristã, transportando para lá muitos corpos de mártires vindos das catacumbas.




O pórtico de entrada tem 16 colunas de granito e as portas de bronze são originais. A abertura (de 8,90 metros de diâmetro) no topo do Pantheon fornece a única fonte de luz no local.



Ali estão sepultados alguns artistas e reis da Itália, inclusive o primeiro Rei da Itália, Vittorio Emanuelle II de Sabóia.



Andando nos arredores do Pantheon, vimos algumas figuras pitorescas, inclusive alguns artistas tocando músicas clássicas, pessoas fantasiadas de gladiadores a procura de algum trocado tirando fotos e claro muitos turistas!



Vi até o Pinocchio, numa lojinha em que as mercadorias são todas feitas de madeira!


A alguns metros do Pantheon, conhecemos o Templo de Adriano, que foi construído em homenagem ao Imperador Adriano em 145 d.C. e hoje abriga a Bolsa de Valores. Ali na frente do Templo vimos um homem "levitando" tranquilamente.



Pela cidade, estão espalhadas várias fontes de água potável de onde se pode encher sua garrafinha de água (pelo menos eu bebi e não aconteceu nada comigo!).


Para fechar o passeio da manhã, escolhemos um restaurante dentre os vários que tem perto do Pantheon e mangiamos alla Italiana!



Igreja de Santo Inácio de Loyola

Piazza Sant'Ignazio00186 RomaItália


Pantheon


Piazza della Rotonda00186 RomaItália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...