quarta-feira, 3 de julho de 2013

Primeiro dia em NY: Times Square, Top of the Rock e visita guiada na ONU

No primeiro dia em NY, eu e minha amiga saímos do aeroporto, deixamos as malas no hotel (Travel Inn Midtown Manhattan) e já que não era possível fazer o check-in às 9h da manhã, fomos andar pela cidade.




A primeira parada foi na Times Square, já que hotel onde ficamos fica muito perto de lá. A área está localizada na junção da Broadway com a 7ª Avenida, entre a ruas 42 Oeste e 47 Oeste, na região central de Manhattan. Ficou famosa devido aos imensos letreiros luminosos com propagandas que brilham de dia e de noite. Esse ponto também é parada obrigatória para quem está em NY na virada de ano, quando uma bola iluminada desce de um dos prédios comemorando a passagem do ano novo.


Na Times Square tem milhares de lojas, mas ali não é o melhor lugar para se fazer compras pois é sempre lotado e os preços são mais caros. Mas não resistimos e passamos na lojinha da M&M para comprarmos uns chocolatinhos e continuarmos com a andança.


Passamos no Rockfeller Center, que é um complexo de 19 edifícios comerciais entre as ruas 48th e 51st (em Midtown Manhattan), e foi construído pela família Rockfeller. É ali que, no inverno, a praça principal se transforma em pista de patinação. No verão, vira um grande bar/restaurante com mesas ao sol.


O próximo item da lista foi o Top of the Rock, que é um observatório no prédio GE Building, entre o 67º e 70º andares, onde se tem uma visão privilegiada de Manhattan. Compramos o ingresso na hora mesmo (paguei US$ 27), e a subida seria para dali a 1 hora, então fomos almoçar no Cucina & Co (no mesmo prédio).



A vista é realmente linda, de lá se vê o Central Park, o Empire State Building, o Chrysler Building, a Times Square, o Hudson river, o East river, a Estátua da Liberdade, a Ponte do Brooklyn, etc. (Já adiantando, eu gostei mais da vista do Top of The Rock do que a do Empire State!).



Saindo dali passamos na Igreja Saint Patrick, que fica ao lado do Top of the Rock, mas estava em reformas, e só deu para ver por dentro, muito bonita!


E como nessa andança já eram umas 4h da tarde, resolvemos seguir para a Sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer a visitação. 


A ONU foi construída entre 1949 e 1952, com a ajuda do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (quando chegamos na ONU, parecia que eu estava em Brasília!!) e está localizada no setor leste de Manhattan (1st avenue, entre a 42nd e a 48th street).


Quando eu estava programando a viagem, cheguei a ver que existe o tour em português, mas daí você tem que mandar um e-mail  para ver se tem vaga disponível e depois no dia ligar para determinada pessoa, etc... e daí eu achei melhor fazer o tour em inglês mesmo, que tem em vários horários. Nem reservamos antes. Chegamos lá na hora e compramos (US$ 16). Mas para quem for fazer o tour da ONU, acabei de ler no site deles que eles começaram uma reforma e renovação da ONU e desde junho/13, os ingressos para o tour só podem ser adquiridos online. Pode ser que isso mude com o tempo, então acompanhe aqui.

Conselho de Segurança da ONU

O tour é bem completo e ficamos conhecendo melhor o trabalho da ONU, de que tanto ouvimos falar. Conhecemos a história, estrutura, composição, o setor de direitos humanos (os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foram desenhados por Octavio Roth, um artista Brasileiro). 


Passamos também na seção de desarmamento, onde vimos destroços colhidos na explosão de Nagasaki e Hiroshima e várias minas terrestres.


Conhecemos a Assembléia Geral, que é o órgão central da ONU, onde os 193 membros da organização discutem assuntos globais (com a reforma atual, a Assembléia Geral não está disponível no tour desde junho/2013) e a sala do Conselho de Segurança da ONU.

Assembléia Geral

E por fim conhecemos o trabalho dos Peacekeepers e as metas do desenvolvimento do milênio da ONU. Recomendo esse passeio na ONU para quem quiser conhecer melhor o trabalho deles, vale muito a pena!


Saímos da ONU já exaustas e paramos em um pub para recuperar as energias, fomos ao The Perfect Pint Public House.

E a última parada do dia foi na Grand Central Terminal, que é um terminal de trens e metrô, que foi inaugurado em 1903, mas a data oficial é o ano de 1913, então nesse ano o Terminal está completando 100 anos! Fica na 42nd street e Park Avenue, perto do Chrysler Building. Mesmo que você não vá pegar nenhum trem ou metrô ali, vale a pena entrar para conhecer esse terminal tão lindo!


E de lá já estávamos cansadas, então voltamos para o hotel!

4 comentários:

  1. Olá! Conheci o seu blog recentemente e estou adorando os posts. Fiz o meu no mês passado e comecei falando justamente de NY. Já terminei os relatos dia-a-dia, mas ainda tem alguns posts sobre a cidade faltando. http://taindopraonde.blogspot.com.br/ Infelizmente, não consegui fazer o tour da ONU que queria muito ter feito, vou ser obrigada a voltar! rs Que sacrifício! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, obrigada! Muito legal o seu blog, já adicionei aos meus favoritos para visitar sempre :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Vou pra NY este ano e estou naquela loucura preparando a viagem! Vc lembra quanto tempo durou esse tour da ONU?? Obrigada!
    Tô adorando seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem e vc? O tour durou cerca de 1h e meia.
      Boa viagem pra NY, vai aproveitar bastante!
      Obrigada! Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...