quinta-feira, 21 de abril de 2011

Morro de São Paulo

Depois de uma semana maravilhosa em Morro de São Paulo, estou de volta e encantada com aquela ilha! Que lugar lindo e abençoado! E eu não sabia quanta história Morro tem em suas ruas!

Uma das vistas magníficas da Ilha


Morro está na Ilha de Tinharé, município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê, e possui suas raízes históricas no Brasil Colônia. A ilha de Tinharé localiza-se no município de Cairu, no litoral do estado brasileiro da Bahia (perto de Salvador). Cairu é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 9.457 habitantes. Cairu é o único município-arquipélago brasileiro (formado por 26 ilhas e a Ilha de Tinharé onde fica Morro é uma dessas ilhas).

Mapa de uma parte da Ilha

A história de Morro de São Paulo começou oficialmente em 1531, quando Martim Afonso de Sousa desembarcou na ilha e a batizou com o nome de Tynharéa. Devido à sua localização geográfica privilegiada, foi cenário de inúmeros ataques de esquadras francesas e holandesas, verdadeira zona franca de corsários e piratarias durante o período colonial.


Portal de entrada da Ilha

Sob a jurisdição da capitania de São Jorge dos Ilhéus, Jorge de Figueiredo Correa recebeu a propriedade de D.João III, e designou Francisco Romero para a colonização das terras. Os constantes ataques dos índios aymorés e tupiniquins à população continental da região favoreceram a rápida povoação das ilhas, e em 1535 nascia no norte da ilha a vila Morro de São Paulo. Desde 1630, conta com uma fortaleza que tem uma muralha de quase 1.000m de extensão. A população se desenvolveu a partir dessa fortaleza.

A fortaleza em volta do Morro

Morro de São Paulo protegia a chamada "barra falsa da Baía de Todos os Santos", entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra); e o canal de Tinharé era essencial no escoamento da produção dos principais centros para o abastecimento da capital, Salvador. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos, hoje protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.


No morro de São Paulo, o povoado de Tinharé é acessível via catamarã ou barco a partir do rio que passa pelo município de Valença. Vizinha encontra-se a ilha de Boipeba, ambas pertencentes ao município de Cairu.


A ilha oferece belas praias, onde se encontram restaurantes com comidas típicas da Bahia, principalmente frutos do mar. Existem diversas pousadas e hotéis, além de lojas de artesanato local.

A segunda praia em Morro

Fonte: Morro de São Paulo e Wikipédia

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...