quinta-feira, 28 de abril de 2011

Igreja Nossa Senhora da Luz e a Praça da Árvore em Morro de São Paulo

Logo depois da subida da ladeira em Morro de São Paulo, você chega na praça da vila, onde há uma árvore gigantesca e em frente à árvore está a Igreja da Nossa Senhora da Luz. É um lugar muito agradável para passear ou mesmo descansar depois de uma caminhada (e que lá em Morro você faz bastante!).

Igreja Nossa Senhora da Luz



Essa igreja existe desde o século 17, em homenagem à padroeira do povoado. O espírito religioso de Morro de São Paulo, durante estes quatro séculos de existência, foi responsável em manter viva a importância histórica da igreja.

A riqueza de detalhes no Altar

A Igreja Nossa Senhora da Luz é considerada um patrimônio histórico, porém, não é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Em toda sua existência enfrentou períodos difíceis, como roubos de objetos sagrados e o principal: o desgate do tempo. Desde o ano de 2004, passa por um processo de restauração que envolveu desde as instalações internas até as imagens sacras existentes no local.

A igreja possui nave, capela-mor, sacristia e torre em lados opostos. O altar é uma cópia da Igreja de São Francisco, em Salvador. No interior da igreja encontra-se talha neoclássica, típica do período de sua construção e os forros da nave e da capela-mor são ornados com pinturas religiosas. Entre as imagens, destacam-se as de N. S. da Luz, São Paulo, N. S. da Penha e a de Santo Antônio.


Nossa Senhora da Luz pintada no teto da Igreja

No piso algumas lápides onde estão restos mortais de antigos moradores
A escadaria da igreja é parada obrigatória para descanso para quem enfrenta a ladeira de acesso do cais e em seus degraus moradores, nativos e turistas assistem o movimento da rua que é o ponto de chegada para quem vem à ilha via marítima. A festa em homenagem a Santa usualmente é celebrada dia 08 de setembro e por mais de uma semana a população envolve-se nas celebrações e comemorações para a padroeira. Além das missas e festas religiosas, a igreja já foi responsável por grande parte da sobrevivência deste antigo vilarejo. Em sua história está registrada o papel fundamental da Irmandade Nossa Senhora da Luz e algumas lendas como a existência de um cemitério localizado nos fundos da igreja. 


  

Aqui tem mais informações sobre a história da Igreja e foi também a minha fonte de pesquisa.

E em frente à Igreja, há a praça da amendoeira, que leva seu nome em homenagem a essa linda e secular árvore. Ao seu redor, foi construída uma pracinha de madeira.
 
A praça da amendoeira
 
Depois de ir para Morro de São Paulo é que eu entendi, que quando a gente volta, a gente morre de saudade...

2 comentários:

  1. Adorei as dicas,não vejo a hora de voltar para a Bahia.rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Flavia, da próxima vez vá para Morro de São Paulo, você vai amar!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...