sexta-feira, 22 de abril de 2011

Como chegar a Morro de São Paulo


Chegando em Morro de São Paulo de barco

Para chegar a Morro de São Paulo, que está localizada em uma Ilha, de preferência você deve ir até Salvador e depois escolher uma das opções disponíveis:


- Táxi aéreo de Salvador para Morro de São Paulo realizados por uma empresa e segundo consta no site de Morro, o tempo de viagem é de 25 minutos, e uma passagem de ida custa atualmente 225 reais.

No terminal marítimo de Salvador esperando o catamarã

- Barco que sai do Terminal Marítimo de Salvador (próximo ao Mercado Modelo) para Morro de São Paulo, realizado por várias empresas e disponíveis em vários horários (veja o site). A passagem custa de 70 a 75 reais e a duração da viagem é de 2h a 3h, dependendo das condições do mar. Essa é a maneira mais comumente usada pelos turistas para chegar a porto e foi a que eu utilizei também.

O catamarã de ida

Para a ida, comprei minha passagem para o barco pela internet com a empresa Biotur (pois era a que tinha o horário das 14h, melhor para mim por causa do horário que chegaria meu vôo a Salvador) e o voucher eles me mandaram pelo e-mail. A empresa recomenda na alta estação fazer a reserva do catamarã a Morro de São Paulo com pelo menos VINTE DIAS de antecedência e na baixa estação dois dias bastam.

Porém não tinha pensado em um imprevisto.. meu vôo para Salvador foi cancelado por conta de mau tempo, e por sorte fui colocada em outro vôo que chegou às 13h em Salvador (inicialmente eu chegaria às 11h). E daí foi a conta para tomar um táxi do aeroporto para o terminal marítimo e cheguei a tempo de pegar o catamarã! Do aeroporto até o terminal marítimo durou 30 minutos de táxi, mas considere até 1h de carro caso haja engarrafamento em Salvador. É sempre bom se você estiver planejando a viagem para Morro, considerar que seu vôo pode atrasar e você não possa conseguir chegar a tempo de pegar o catamarã. No meu caso acabei dando sorte!

No catamarã

Sobre a viagem no barco (ou catamarã, como é conhecido), é uma viagem que balança bastante, principalmente se o mar estiver agitado. Mas segui as dicas da Biotur ("Se você sofre de enjôo, é aconselhável tomar um medicamento preventivo (encontrado em qualquer farmácia) pelo menos uma hora antes de embarcar, pois o catamarã pode balançar." ) e tomei um dramin B6 1 hora antes da viagem do catamarã e não enjoei. Em mim deu muita sonolência, mas foi melhor que passar mal na viagem! Cheguei em Morro depois de cerca de 3 horas, pois o mar estava um pouco agitado.

O catamarã da Biotur

Cais de Morro de São Paulo

- E por fim a última opção é o transfer terrestre + marítimo: é uma opção para quem não quer voar ou navegar por todo o trajeto, pois grande parte dessa viagem é feita por via terrestre (via Valença). Existem várias agências que vendem esse pacote. Veja mais aqui.

Chegando em Morro de São Paulo, você deve pagar uma taxa de turismo de 10 reais (que é utilizada na manutenção de Morro). E na saída você paga 0,62 centavos. Menos mal, né!!

Casinha onde você paga a taxa de 10 reais na chegada

... e a taxa de saída

Lá em Morro, como carros não entram na Ilha, você pode contar com os taxistas de mala para carregar sua mala até a pousada. Eles estavam cobrando 10 reais por mala e levam em um carrinho de mão até a sua pousada. Gente, valeu muito a pena, pois tinha uma ladeira gigante na chegada e a minha pousada ficava na segunda praia, que é um pouco longe para ir carregando a mala sozinha morro acima (e lá tem muitas ladeiras). E como esses bahianos trabalham, carregando essas malas pesadas pra cima e pra baixo. Haja muque!!

A ladeira que você tem que subir quando chega pelo cais

O taxista que me salvou!

Na volta de Morro de São Paulo a Salvador voltei de catamarã também, e comprei a passagem lá em Morro mesmo. O catamarã da volta foi da empresa Farol do Morro. A viagem durou 2h20 (fui pela manhã, então dizem que o mar é menos agitado de manhã, por isso a viagem dura menos tempo, geralmente).

Terra à vista! Voltando para Salvador

6 comentários:

  1. Bom dia,Mariana, voce mim poderia dar algumas dicas da pousada que voce ficou, estou pensando em ir em agosto, somo 4 adultos e bimbo de 3 anos, pensava em ficar na 5° praia, mas como soube, è muito distacada das outras, entao penso na 2° o 3° praia,assim saimos e voltamos para varios lugares. Obrigadoe um beijao!

    ResponderExcluir
  2. Olá, a pousada que fiquei é a Villa dos Graffiti, fiz um post sobre ela aqui no blog, dá uma olhada depois. Eu preferi ficar na segunda praia, pois ali você tem tudo perto, ou na terceira praia também. Dá pra aproveitar a praia, os bares, restaurantes, etc.. ir até o centrinho. A quinta praia é linda, mas é bem distante do centro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana seu relato sobre a viagem de catamara foi bem tranquilo. Irei para Morro em 02/2014 e os comentarios sobre a viagem é horrores, balança muito, tem gente vomitando em volta de voce, etc.......
    É assim mesmo ? Ví em algumas fotos que ninguem usa coletes salva vidas, é porque não tem ou é porque ninguem quer usar ? Apesar de sua experiencia já ter algum tempo, se vc puder me responder adoraria. Abraço
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, realmente nessa viagem que fiz não passei mal, mas tomei um medicamento. Veja com seu médico o melhor remédio para tomar, caso você necessite.
      Na parte da manhã o mar é mais calmo, dizem. Na parte da tarde, mais agitado. Viajei à tarde, mas realmente não senti nada, e acho que nessa viagem só vi uma pessoa passando mal. Lá tem coletes salva-vidas sim, mas não usei naquele dia. Achei que foi uma viagem bem tranquila, mas vá preparada para algum imprevisto! E também tem as outras opções via terrestre ou aéreo. Beijos!

      Excluir
  4. Ola Mariana!
    Desculpa perguntar, uma corrida de taxi do aeroporto ate o Mercado Modelo sae mais ou menos quanto? Muito obrigada desde ja e por compartilhar essa beleza de viagem com os leitores :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifiquei no fórum do Trip Advisor e tem alguns valores lá! Veja no link:
      http://www.tripadvisor.com.br/ShowTopic-g303272-i3796-k6562095-Transfer_aeroporto_Salvador_terminal_maritimo-Salvador_State_of_Bahia.html

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...