Saímos de Fátima e fomos a caminho de Coimbra, para conhecer a famosa Universidade. É a Universidade mais antiga de Portugal em funcionamento (foi fundada em 1290!). Ela fica no alto da cidade e de lá temos uma vista privilegiada da cidade.
Além de ser super antiga, ela foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO em 2013. Tem cerca de 20 mil estudantes e 8 faculdades, dentre elas a famosa Faculdade de Medicina.
Os estudantes usam o chamado "Traje Nacional" que dão todo um charme à Universidade. Quando fomos conhecer o local, ventava muito, esse traje deve ser bom para isso também, pois é preto e deve ser bem quente!
Um símbolo muito famoso de Coimbra é a torre da Universidade, que tem 33,5 metros de altura e sua construção foi iniciada em 1728 e terminada cinco anos depois. No alto há um mirante e um sino que marcava a hora de despertar e recolher dos estudantes.
No centro da Praça da Universidade está a Estátua de D. João III, uma homenagem ao seu incentivador.
Visitamos a famosa Biblioteca Joanina, que foi construída nos anos de 1717 e 1728, e tem todo o estilo Barroco. Não é permitido filmar ou fotografar lá dentro, mas a entrada é essa da foto abaixo.
A Biblioteca tem esse nome em homenagem ao rei D. João V, que foi quem patrocinou a sua construção.
Ali existem cerca de 55.000 obras, que são conservadas pelos métodos tradicionais de limpeza e um especificamente inusitado: ali dentro moram morcegos que por comerem insetos, acabam protegendo os livros.
Mas na visita (ainda bem) não vi nenhum morcego!
Nesse link há diversas informações de tours, valores e horários na Universidade de Coimbra, incluindo a torre com o mirante!
Universidade de Coimbra
Paço das Escolas, Coimbra, Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário