domingo, 2 de novembro de 2014

Em Lisboa e arredores: Torre de Belém, Monumento aos Navegantes, Mosteiro dos Jerónimos, Pastel de Belém e almoço em Cascais

Na manhã seguinte, fomos conhecer um pouquinho mais de Lisboa. Para mim foi a segunda vez, mas é sempre impressionante admirar essas obras!

A primeira parada foi na Torre de Belém, cenário sempre bonito para várias fotos! E o dia estava com um sol maravilhoso, então aproveitamos bastante. E lá não deixa de ventar muito, estando bem à margem do rio Tejo.



O nosso próximo ponto de parada foi o Monumento aos Navegantes (ou Monumento aos Descobrimentos), que também fica em Belém (assim como a Torre) e próximo ao Mosteiro dos Jerónimos e ao Pastel de Belém.

O monumento original foi construído em 1940 e a construção que vemos hoje data de 1960.

O monumento foi feito em homenagem ao Infante D. Henrique, grande navegador responsável por vários descobrimentos (Portugal dominava o mundo!) e tem a forma de uma caravela. De cada lado da escultura estão várias personalidades Portuguesas esculpidas (reis, navegadores, artistas, escritores, etc) que influenciaram Portugal e sua história.



No chão, em frente ao monumento, há um mapa-múndi com todas as conquistas que Portugal teve, sinalizadas com caravelas. O Brasil está lá também. É bem interessante observar, porque geralmente a gente só olha o monumento e esquece de olhar para o chão!



E olhando para a frente, você tem uma panorâmica do Mosteiro dos Jerónimos! Ali dá uma bela foto do Mosteiro inteiro! Porque quando você chega perto do Mosteiro, ele é enorme e não cabe em uma foto só! Aproveite para fazer a foto antes de chegar mais perto (dá para ir caminhando, é logo em frente).


Da outra vez que visitei, estava fechado o Mosteiro, dessa vez conseguimos entrar e apreciar a construção magnífica que tem no interior. Logo na entrada, vimos o túmulo de Luís Vaz de Camões, o poeta Português que escreveu Os Lusíadas.


Dizem que o túmulo é apenas uma homenagem, pois seus restos mortais não estão ali.


O interior do Mosteiro é praticamente todo inspirado nos descobrimentos Portugueses, com temas relacionados a fauna e flora dos países descobertos, aos navios, ao mar. Foi encomendado pelo rei D. Manuel I, logo após Vasco da Gama ter retornado de sua viagem à India.


Em uma parte do teto vemos os "fios" que representam as cordas e os seus nós, utilizadas na navegação.


Ali também está o túmulo de Vasco da Gama, do rei D. Manuel I, de Luís de Camões, Fernando Pessoa, entre outros.

Depois da parte cultural, já era hora de dar uma chance para a parte gastronômica! Como é ao lado, fomos à pé para saborear os Pastéis de Belém. Mas estava praticamente impossível tirar uma foto na frente e conseguir uma mesa lá dentro, pois nesse dia ia ser a final da Champions League (futebol), entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid, então ali também estava cheio de torcedores espanhóis.


Mas mesmo assim, conseguimos entrar na fila e comprar os Pastéis de Belém. Não pegamos mesa, e ficamos andando pela casa enorme onde você consegue inclusive ver a fabricação dos Pastéis. 


A decoração da casa também é um destaque, com azulejos portugueses e objetos antigos aqui e ali.



Saímos dos Pastéis de Belém e fomos conhecer a cidadezinha próxima Cascais.


Cascais é uma pequena cidade charmosa, à beira do Oceano Atlântico, e com cerca de 35.000 habitantes. Tem sido muito procurada por turistas que desejam relaxar, curtir o mar e uma boa gastronomia. Fica a cerca de 30 minutos de Lisboa.



Aproveitamos para almoçar no restaurante Dom Manolo, que tem um ótimo bacalhau. Pedimos um vinho muito bom também, para saborearmos.



Depois fomos passear e conhecer um pouquinho mais da cidade. Para quem precisar, lá tem inclusive uma agência do Banco do Brasil.


E lugares como esse em Cascais não faltam.... à sombra de uma árvore, para tomar um café ou ler um livro.... e ver a vida passar....!


Torre de Belém
Avenida Brasilia, 1400-038Lisboa 1400-038Portugal

Monumento aos Navegantes
Av. BrasíliaLisboa 1400-038Portugal

Mosteiro dos Jerônimos
Praça do Império 1400-206 Lisboa, Portugal

Pastéis de Belém
Rua Belém 84-92, 1300-085 Lisboa, Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...