Saindo de Cascais, fomos conhecer o Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental de Portugal continental e do continente Europeu. De frente ao Oceano Atlântico, o vento é implacável. Quase não se consegue ficar com os acessórios (se você estiver usando algum) tais como chapéu, lenço, óculos, câmera fotográfica, celular..... o vento leva mesmo se você não segurar!
Há uma inscrição em uma pedra que diz "Aqui onde a terra se acaba e o mar começa" escrita por Camões, o famoso escritor Português, no épico Os Lusíadas.
Há uma cruz no local, no alto da pedra e também o Farol do Cabo da Roca e uma loja de souvenires.
O caminho para chegar na extremidade também é bonito, com muitas flores campestres e lugares lindos para tirar várias fotos!
Deixamos o Cabo da Roca e seguimos viagem para conhecer Sintra. Mas que cidade encantadora! Adorei Sintra! Pena que ficamos pouco tempo nessa cidade e me deixou com gostinho de quero mais...
Segundo os dados, é o segundo município mais populoso de Portugal, mas não parece! Parece uma cidade pequena. E tem muita história: já passou pelo domínio dos Romanos, dos Muçulmanos, dos Espanhóis e por fim dos Portugueses.
O Castelo dos Mouros, no alto da cidade, remonta à época do Século VIII quando os Mouros ocuparam Sintra e hoje é aberto para visitação. Pena que ficamos pouco tempo na cidade, e não conseguimos ver tudo!
O terremoto de 1755 também atingiu Sintra e causou estragos à cidade e suas construções históricas, mas foi posteriormente reconstruída.
O clima de Sintra parece ser sempre meio nublado e mais frio, devido a proximidade com o Oceano Atlântico e por estar na Serra, a umidade é maior.
Um dos pontos turísticos principais de Sintra é a pastelaria Piriquita. Parece que os Portugueses adoram esse nome, tem até vinho Piriquita! Eu saboreei uma queijada e um travesseiro, que são doces típicos de Portugal. Gostei muito!
Mas tem uma infinidade de outros tipos de doces, que você pode escolher à vontade. Tem duas pastelarias Piriquita. Uma logo na entrada da rua, que geralmente fica lotada (e é a mais conhecida) e tem outra na mesma rua da primeira e que fica um pouco mais acima, que é mais vazia, e foi nessa que fomos (Piriquita II).
Tem a parte interna e a parte externa, e os preços variam dependendo do lugar que você se sentar (conforme foto acima).
E assim terminamos o dia voltando para Lisboa e à noite tivemos um jantar com apresentação de Fado. Foi no Café Luso, que fica no Bairro Alto. Que lindo é o fado, tão triste, mas ao mesmo tempo tão envolvente!
O jantar também foi muito bom, com um caldo de entrada, um bacalhau com batatas de prato principal e a sobremesa um mousse.
E enquanto íamos jantando, várias apresentações aconteciam: cantores, apresentações típicas, instrumentais. Foi uma noite muito agradável. Sem contar que o interior do Café é muito bonito, parece uma caverna rústica.
Cabo da Roca
Estrada Cabo da Roca, Sintra 2705-001, Portugal
Café A Piriquita
Rua Padarias 1/7, Sintra 2710-603, Portugal
Café Luso
Nenhum comentário:
Postar um comentário