quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Em Montevidéu: Museo Andes 1972

No nosso último dia em Montevidéu, um sábado, fomos conhecer o Museo Andes 1972. Muita gente conhece a famosa história do avião que caiu na Cordilheira dos Andes, causando a morte de 29 pessoas e a incrível sobrevivência de 16 após 72 dias isolados nas montanhas de neve.


O museu foi aberto por um amigo de um dos sobreviventes, e ele que nos explicou cada detalhe do museu com muitos detalhes.


Logo no início, é apresentado um vídeo curto sobre a história do acidente e o depoimento de alguns dos sobreviventes. É emocionante!


Foi em 13 de outubro de 1972, quando o avião com 45 pessoas a bordo caiu na Cordilheira. A maior parte era um grupo de jogadores de rugby do Uruguai. Eles estavam a 4000 metros de altura, enfrentando temperaturas de menos 30 graus. Sem água, sem roupas adequadas, sem comida. Imagine o desespero!


No décimo dia, escutaram em um receptor que encontraram no avião, que as buscas tinham sido encerradas, e eles foram dados como mortos. Passaram então a tentar sobreviver com as condições que tinham. Fabricaram água de gelo, fizeram roupas com o material dos assentos, e alguns até se alimentaram da carne das pessoas que morreram.


Se já não bastassem as condições adversas, 16 dias após o acidente, ocorreu uma avalanche de neve que matou 8 pessoas.


E então, dois dos sobreviventes resolveram descer a cordilheira para procurar ajuda. Após andar por 10 dias, enfrentando muitas dificuldades, encontraram um vaqueiro, Sergio Catalán e então conseguiram o resgate aéreo para os outros sobreviventes que ficaram nas Cordilheiras.


No total foram 72 dias de muito sofrimento e muita luta. O museu possui as peças originais em exposição e com a descrição de cada uma delas. Vimos os painéis explicativos, contando sobre cada dia do acidente até o dia do resgate.

Dos 16 sobreviventes, hoje 15 estão vivos e bem.


Foi uma bela lição, aprender um pouco com esses guerreiros dos Andes. E como disse o dono do museu, cada pessoa tem a sua própria Cordilheira para enfrentar na vida. E não se pode desanimar. Temos que seguir em frente e com fé!



Museo Andes
Rincón 619

11.000 Montevideo
Uruguay
Tel.: +598 2916 94 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...