segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ouro Preto: passeio de trem a Mariana, pub Escadabaixo, Museu da Inconfidência, feirinha de pedra sabão e pizzaria

No dia seguinte em Ouro Preto, fomos fazer o passeio do Trem da Vale, que vai de Ouro Preto a Mariana. Tinha lido na internet algumas informações sobre o passeio, mas não sabíamos se valia a pena ou não, mas resolvemos ir para conhecer. 


O trem sai da estação ferroviária de Ouro Preto em horários predeterminados, e o prédio foi restaurado justamente para a inauguração do passeio turístico até Mariana.



A antiga ferrovia foi revitalizada em 2006, a malha tem 18 km de extensão e no caminho há quatro estações: Ouro Preto, inclusive, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana.


Estávamos com muita expectativa para ver como seria o passeio e ainda mais que os vagões e a locomotiva foram reformados, mas conservam suas características originais.


O dia estava muito bonito, e a paisagem em volta bem característica de Minas Gerais, cheia de vales e montanhas. Na ida, o lado direito do trem é o melhor para se sentar por causa da paisagem. O passeio é meio demorado, pois o trem vai devagar.


Paramos em na cidade de Mariana e aproveitei para fazer uma foto embaixo do meu nome! Mas foi uma pena pois não tivemos tempo de visitar a cidade, pois pegamos o trem da volta, que era em um horário próximo.


Para quem tiver mais tempo na cidade, vale a pena conhecer Mariana!



Voltamos para Ouro Preto já na hora de almoçar e andamos bastante pela cidade até achar uma opção que agradou a todos: o Escadabaixo Pub e Butiquim, na rua direita.


Literalmente o bar fica escada abaixo e tem uma decoração muito original. O cardápio é bem variado e teve opção para todos os gostos, desde sanduíche até uma massa. Foi uma agradável surpresa!






Saímos do restaurante e fomos ao Museu da Inconfidência, que guarda os restos mortais dos participantes da Inconfidência que foram degredados para a África. Foi na década de 30 que o Museu começou a ser formado, por ordem do ex-presidente Getúlio Vargas.


O Museu fica em frente à praça Tiradentes, que também vale uma visita. Há o obelisco de Tiradentes, onde sua cabeça ficou exposta. Dali se tem uma visão ampla da praça.


No Museu, além dos restos mortais dos inconfidentes, o acervo conta com objetos da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Há muitos objetos religiosos, livros, de arte, etc. Mas é proibido tirar fotos ou filmar. 


Vale muito a pena a visita! Depois fomos andar pela cidade.


Descemos em direção à Igreja São Francisco de Assis e em frente há a feirinha de pedra sabão, que tem cada coisa mais linda! Dá vontade de levar um de cada enfeite...








E claro que em frente à feirinha tem mais ponto turístico: a casa onde viveu Thomaz Antonio Gonzaga, que foi um inconfidente e poeta, exilado em Moçambique até a sua morte, longe de sua amada "Marília", que imortalizou em seus versos.




Final do dia, fomos jantar na Pizzaria O Passo pizzajazz, que a pizza é uma delícia, mas demorou tanto que achamos que o garçom tinha esquecido da gente! Mas o lugar é bem legal. Eh bom chegar bem cedo para evitar filas....esperamos bastante na fila. E assim chegamos ao final de um dia em Ouro Preto!




Passeio até Mariana
Praça Cesário Alvim - Estação Ferroviária,Ouro PretoMinas GeraisBrasil

Escadabaixo
Rua Conde de Bobadela, 122. CentroOuro Preto

Museu da Inconfidência
Praca Tiradentes 139Ouro PretoMinas Gerais

Feira de Pedra Sabão
Largo de CoimbraOuro PretoMinas GeraisBrasil

O Passo pizzajazz
Rua São José 56, CentroOuro PretoMinas Gerais


Siga minha página no facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...