domingo, 13 de setembro de 2015

Ouro Preto: Ponte Seca, Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, Museu Casa dos Contos e Restaurante Deguste


No dia seguinte tínhamos várias atividades programadas, mas antes fomos "turistar" na cidade. O hotel onde ficamos está perto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, mas estava fechada pela manhã.




Ouro Preto, além de sua atração cultural e histórica, é famosa por suas repúblicas de estudantes, que tem nomes peculiares! Passamos em frente a várias e muitas delas tem várias décadas de existência!


Descemos a Igreja e passamos pela Ponte Seca, que é de onde se tem uma das vistas mais lindas de Ouro Preto (a primeira foto desse post tirei lá) e a foto abaixo também!



Continuando a caminhada, passamos em frente à casa onde morou a filha de Tiradentes, devidamente identificada com uma plaquinha. Tiradentes foi um Brasileiro, filho de Portugueses, que liderou a luta pela independência da Capitania de Minas Gerais contra o Império Português, porém foi preso e condenado à morte, tornando-se um mártir de Minas Gerais e do Brasil.



Seguimos caminho para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, representante da arte barroca brasileira e dentro dela há o Museu da Arte Sacra de Ouro Preto. Aproveitamos para conhecer!



O Museu fica na cripta da Igreja, abaixo da sacristia. Dizem que está hoje onde antes era uma mina de ouro! O museu tem cerca de 400 peças, feitas entre os séculos XVII e XIX de vários períodos artísticos. Lá vimos imagens santas, roupas antigas, peças de igrejas, etc. Mas é proibido filmar e tirar fotos.



Em frente à Igreja, mais uma casa que faz parte da história de Ouro Preto, com sua identificação. Gostei muito desse sistema de identificar as casas, e um pouco da história de quem morou ali!



E ainda nem era meio-dia! Passamos na frente da casa onde morou Tiradentes. Na época, até sal jogaram na casa (vide a foto abaixo).



Depois fomos conhecer o Museu Casa dos Contos, que está onde antigamente era o "Banco Central" da Capitania de Minas Gerais, a Casa dos Contos. Lá vimos exposições da Casa da Moeda, sobre o ciclo do ouro e do Banco Central do Brasil. No subsolo, vimos uma amostra de como era uma senzala, local onde ficavam os escravos, e vários objetos da época.




Do Museu Casa dos Contos se tem uma boa vista da cidade, aliás, qualquer lugar em Ouro Preto fica lindo em fotos!!



No último andar da casa dos contos tem um binóculo pelo qual avistamos a casa onde eram feitas as reuniões dos inconfidentes, que hoje é o Museu Casa dos Inconfidentes. Infelizmente não visitamos a casa! Ficou para a próxima visita em Ouro Preto.


A Casa dos Inconfidentes sozinha no meio do morro...


E então chegou a hora do almoço! Fomos almoçar no restaurante Deguste. Bem típico de comida mineira e bastante variedade. Comida quentinha e sempre reposta. Muito bom! Também gostei da decoração do restaurante!




Após o almoço, passamos em frente ao Teatro Municipal, mas estava fechado. Mas deu para conhecer um pouco pela história na plaquinha.



Passamos também em frente à Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Muito linda! E assim o dia continuou.... no próximo post tem mais!



Igreja Nossa Senhora do Pilar e Museu de Arte Sacra
Tv. Barbosa, s/n - Pilar, Ouro Preto - MG

Casa dos Contos
Rua Camilo de Brito, 31 - Centro, Ouro Preto - MG

Restaurante Deguste
Rua Coronel Alves 15Ouro PretoMinas Gerais


Siga minha página no facebook!

2 comentários:

  1. Oi, Mariana. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Natalie! E desculpe a demora :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...