terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Uma parada na Espanha para conhecer Santiago de Compostela

Deixamos a cidade do Porto e seguimos viagem para Santiago de Compostela, na Espanha. Estava um dia nublado e chuvoso, mas ao chegar na cidade, me pareceu que ela é sempre assim, meio quieta e cinzenta.



Santiago fica no noroeste da Espanha, e como a maior parte das pessoas já sabe, é para lá que vão os peregrinos cristãos que fazem o caminho de Santiago. Logo ao chegar na cidade, já vimos vários deles andando em direção ao centro histórico, onde fica a praça da Catedral, para assim terminarem suas caminhadas.


O que eu não sabia, e acredito que muitas pessoas também não sabem é sobre a origem da cidade, que se deu após a descoberta dos restos mortais do apóstolo de Jesus Cristo, Santiago Zebedeu (também conhecido como Iacobi), no ano de 812. A Catedral de Santiago abriga o túmulo desse apóstolo (Santiago ou melhor dizendo São Tiago!), que é o padroeiro e santo protetor da Espanha. O túmulo é aberto a visitação. 



Mas antes de visitarmos a fome bateu mais alto e fomos almoçar. Vários restaurantes ficam perto da Catedral, mas escolhemos o Alambique Asador, que era básico mas bom.




Foi bom para dar um tempo na chuva também, pois dizem que na cidade chove praticamente todos os dias do ano! Ainda bem que tínhamos levado um guarda-chuva.


Lá também é conhecida por haver muita prata e então prepare-se para encontrar diversas lojinhas que vendem jóias em prata. O símbolo da cidade é uma concha, que também vi muitas lindas feitas em prata.


Depois do almoço, fomos conhecer a Catedral. É ali que os peregrinos terminam o seu caminho, justamente visitando o túmulo de Santiago. A Catedral foi construída no local onde estava o sepulcro de Santiago e de dois de seus discípulos.


O túmulo fica na dentro da Capela-mor, e diz a tradição que os peregrinos devem subir uma escadinha na parte posterior do altar, onde há uma imagem dourada do Santo e o abraçar pelas costas.



E na parte de baixo da Capela é onde estão os supostos túmulos do apóstolo e de seus dois discípulos (Atanásio e Teodoro) e onde as pessoas descem e fazem suas orações.


E assim terminou nossa visita a Santiago, com um final de dia também nublado e chuvoso!



Catedral de Santiago
Praza Do Obradoiro, S/N15704 Santiago de CompostelaEspanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...