domingo, 21 de setembro de 2014

Em Roma: Catacumbas de Santa Domitilla, Catedral de São João, Scala Santa e Basílica de Santa Maria Maggiore

No mesmo dia à tarde, fomos conhecer as Catacumbas de Santa Domitilla. As Catacumbas eram os cemitérios utilizados para sepultar os cristãos de Roma e eram feitas no subsolo, e pode-se andar cerca de 20km dentro dessas catacumbas! Existem cerca de 40 catacumbas em Roma.


O caminho para chegar até lá passa pela Via Appia, umas das primeiras estradas romanas, que foi iniciada por Appio Claudio no ano 312 antes de Cristo. Havia muitas sepulturas nessa via, destinada somente às famílias romanas.



As Catacumbas de Santa Domitilla levam o nome de uma senhora Cristã, quer pertencia à família Imperial dos "Flavi", que era proprietária dessas terras onde hoje estão as Catacumbas.


No local há também a Basílica dos Santos Nero e Achilleo, que é do século IV, tendo sido descoberta em 1874 e depois foi restaurada.



E como é andar dentro das Catacumbas? Olha, não indico para quem tem claustrofobia, pois elas ficam abaixo da terra, e o caminho é mais escuro, úmido e não muito amplo. Mas mesmo assim eu fui. São diversos túmulos de vários tamanhos, cavados na terra, mas hoje ficaram buracos (pelo menos na parte que fui) e alguns tem pinturas nas paredes com motivos bíblicos. O passeio durou cerca de 30 minutos e não pode tirar fotos. Foi bem diferente, mas não via a hora de sair dali!

A nossa próxima parada foi na Catedral de Roma: São João de Latrão. Foi fundada por Constantino no ano de 314 d.C. A fachada lindíssima é feita de mármore travertino por Alexandre Galilei em 1735. Na parte superior da Igreja estão 15 estátuas, que representam Cristo, São João Batista, dentre outros.


Dentro da Igreja está a estátua de Constantino, que veio das Termas Imperiais e também estão as portas de bronze. Elas foram trazidas por Alexandre VII. A porta que fica à direita é a Porta Santa, que só é aberta nos anos santos. Dizem que quem passa pela Porta Santa, tem seus pecados perdoados. Existem quatro Portas Santas em Roma e na Catedral de São João está uma delas.


O interior da Basílica é decorado com ouro, prata e mosaicos. Já foi reformada e mantem seu estilo imponente.



Ao lado da Basílica está o prédio onde era a residência antiga do Papa.


A Basílica fica na Praça Giovanni Paolo II e em frente há uma parte de um antigo aqueduto (que transportava água para a população na Roma antiga) e também uma estátua que eu presumo ser de São Francisco de Assis.




Logo do outro lado da rua da Basílica, está o prédio do Pontificio Santuario della Scala Santa.



A tradição diz que a escada foi usada por Jesus Cristo para ir à sala do interrogatório com Poncio Pilatos antes da crucificação. Dizem que foi trazida a Roma por Helena de Constantinopla, mãe de Constantino I, em 326 d.C. Só se pode subir a escada de joelhos, mas para quem quer chegar até a parte de cima, pode-se subir pelas laterais (que não aparecem nessa foto) em uma escada normal.



E a última Igreja de nossa visitação do dia foi na Basílica de Santa Maria Maggiore. É a maior de todas dedicadas à Virgem Maria. Foi a única que manteve grande parte de sua forma original.


Diz a história, que no ano de 356, a Virgem apareceu em sonho ao Papa Lobério, pedindo que fosse construída uma Igreja no local onde nevasse no dia seguinte. E nevou no dia seguinte e foi construída a Basílica. Há murais no pórtico que reproduzem essas cenas.


No altar principal, abaixo do baldaquino (onde são realizadas as missas), está sepultado o evangelista São Mateus. 



Na Basília Santa Maria Maggiore há também uma Porta Santa de bronze. Muito bonita e trabalhada em muitos detalhes.


E para terminar a noite, nada como uma autêntica pizza margheritta em um restaurante próximo ao hotel!





Catacumbas de Santa Domitilla
Via delle Sette Chiese, 28200147 RomaItália

Basílica de São João de Latrão
Piazza di Porta San Giovanni, 400184 RomaItália

Scala Santa
Piazza di San Giovanni in Laterano, 1400185 RomaItália (Esquilino / Termini)

Basilica de Santa Maria Maggiore
Piazza di Santa Maria Maggiore00185 RomaItália

2 comentários:

  1. Que lindo lugar, um passeio divino. Um dia conhecerei.
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda ao blog!
      Vale muito a pena conhecer Roma!
      Um abraço

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...