quarta-feira, 10 de abril de 2013

Mais um da minha lista: Yellowstone e os gêiseres


No mesmo dia em que visitamos o monumento Devils Tower, já seguimos para o famoso Parque Nacional Yellowstone, que tem área em 3 Estados: Montana, Wyoming e Idaho. Eu realmente não sabia o que esperar quando chegasse lá, tinha uma vaga idéia das pedras amarelas e gêiseres, que já tinha visto em fotos. E como estávamos no estado do Wyoming, chegamos em Yellowstone pela entrada leste do parque.




O Parque Yellowstone fica sobre uma área vulcânica que atualmente está inativa, mas no passado gigantescas erupções vulcânicas ocorreram (há 2 milhões de anos, 1,3 milhões de anos e a mais recente há 640.000 anos). Não se sabe quando será a próxima erupção, mas dizem que quando ocorrer será de um efeito devastador sobre o hemisfério norte.

Em decorrência dessa atividade vulcânica, formaram-se os gêiseres, que são nascentes termais que entram em erupção periodicamente, jogando água e vapor para o ar. Para se ter uma idéia da quantidade de gêiseres em Yellowstone, lá estão mais da metade dos gêiseres de todo o mundo! E existem também as chamadas "pools" ou piscinas de água termal, e que na verdade não são piscinas para banho, pois as águas ali são extremamente quentes e derretem tudo.




Outra atração do Parque são os animais, e os que mais vi foram os búfalos (bisontes). Mas existem ursos marrons, lobos, alces. Os búfalos são selvagens e atacam quando se sentem em perigo, portanto não chegue perto de um búfalo. Nos lugares onde paramos para ver os gêiseres, sempre tinham búfalos nas pastagens. E quando um búfalo descia, logo vinha algum carro da patrulha (os guardas do Parque) com o alarme ligado, dirigindo atrás do búfalo para que ele saísse do caminho e voltasse para as pastagens.


Passamos primeiro pelo Lago Yellowstone (Lake Yellowstone), que é gigantesco. Logo fomos para a área dos gêiseres. Os primeiro gêiseres que vimos foram o Mud Vulcano e o Dragon's Mouth Spring. O cheiro é de enxofre e é realmente quente!




Saímos dos gêiseres e fomos ver a vista de Yellowstone do Artist Point, onde se tem a visão do desfiladeiro, do rio Yellowstone e da cachoeira Lower Falls. Há também nesse ponto várias trilhas para quem gosta de caminhar.

Outra vista linda que tivemos foi da Gibbon Falls (Cachoeiras Gibbon), que foi quando tirei uma das fotos mais lindas em Yellowstone (na minha opinião!).



E vimos mais gêiseres e pools: Norris Gêiser, Celestine Pool, Spasm Gêiser, etc.




Ao final do dia fomos para a cidade de West Yellowstone jantar e depois fomos conhecer o Grizzly & Wolf Discovery Center, que é um zoológico de ursos, lobos, algumas águias e corujas. Ali foi o único lugar que eu vi um urso (mas infelizmente as minhas fotos do urso não ficaram boas.. rs). Há quem já tenha visto urso no Parque Yellowstone.







Na cidade de West Yellowstone ficamos hospedados no Super 8 West Yellowstone. Estava um frio!! Se você for a Yellowstone, cheque antes as temperaturas, pois lá costuma ser bem gelado (levei meu casaco de plumas e usei bastante).

7 comentários:

  1. Oi, Mari. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia

    ResponderExcluir
  2. Yellowstone é fantástico né?!
    Espero voltar um dia com mais calma e ficar pelo menos uns 10 dias...

    ResponderExcluir
  3. O Yellowstone é fantástico né?!
    Espero voltar um dia para ficar pelo menos 1 semana - 10 dias

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar, é maravilhoso! Também espero voltar lá novamente, ainda quero ver um urso! rs..

      Excluir
  4. Oi Mari,
    não vi fotos da Grand Prismatic Spring e Morning Glory Pool, vc as viu?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...