terça-feira, 24 de julho de 2012

City tour gratuito em Hamburgo e o Curry Wurst

Procurando na internet (no dia em que viajei para a Alemanha) encontrei essa empresa que faz tours gratuitos em algumas cidades na Europa e no Oriente (Amsterdam, Berlin, Brussels, Copenhagen, Dublin, Edinburgh, Hamburg, London, Jerusalem, Madrid, Munich, Paris, Prague, Tel Aviv). Estranhei... tour gratuito? Mas com uma recomendação boa de um blogueiro, resolvi tentar, reservei pela internet e no dia marcado em Hamburgo encontrei o pessoal do tour próximo à prefeitura de Hamburgo, na frente da cafeteria Starbucks (os tours são oferecidos em inglês e espanhol). Quem nos guiou foi o Brent, um californiano que mora há muitos anos em Hamburgo.




O tour começou na Prefeitura, que por si só já é um caso à parte. É um prédio lindíssimo! A prefeitura é um edifício neo-renascentista ricamente decorado e concluído em 1896. Com sua torre de 112 metros de altura, é o mais alto edifício-sede de prefeitura da Europa. Em sua fachada há imagens dos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico, pois Hamburgo, como Cidade Livre Imperial, esteve sob sua soberania. 

A história de Hamburgo foi marcada por dois acontecimentos: um incêndio e anos depois a 2ª guerra mundial, em que ambos devastaram a cidade.

Em 1842, cerca de 1/4 da cidade foi destruída por um grande incêndio, que se iniciou na noite de 4 de maio e só foi extinto a 8 de maio daquele ano. O incêndio destruiu três igrejas, a prefeitura, e inúmeros outros prédios. Morreram 51 pessoas, e cerca de 20 000 ficaram desabrigadas. A reconstrução da cidade demorou mais de 40 anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hamburgo sofreu uma série de bombardeios devastadores, que mataram 42 000 civis. Por causa disto, e devido às novas diretrizes do zoneamento urbano da década de 1960, o centro da cidade perdeu muito de sua antiga arquitetura. De 1938 a 1945, um campo de concentração nazista foi estabelecido no distrito de Neuengamme. Alguns de seus prédios foram preservados, e o local hoje serve de memorial.

Após a Segunda Guerra Mundial a Alemanha perdeu as suas colônias e Hamburgo perdeu muitas de suas rotas comerciais. A Cortina de Ferro— apenas 50 km a leste da cidade — separou-a de muitas de suas rotas de acesso por terra, e assim reduziu seu comércio total. Em 16 de fevereiro de 1962, uma severa tempestade no Mar do Norte causou uma rápida elevação do leito do Elba, inundando 1/5 da cidade e matando mais de 300 pessoas.


Hamburgo também teve influência de outros países, como a África e Chile. O edifício Chilehaus, de 1922, tem a forma de um navio transatlântico, e foi desenhado pelo arquiteto Fritz Höger.


Por ter um grande número de canais e estar ladeada pelos rios Elba e Alster, Hamburgo desde o seu início se desenvolveu como uma cidade portuária e comercial.

Os muitos canais de Hamburgo são cruzados por mais de 2500 pontes, mais do que Amsterdam e Veneza somadas. Hamburgo tem mais pontes em seu perímetro urbano que qualquer outra cidade no mundo. As pontes Köhlbrandbrücke, Freihafen Elbbrücken e Lombardsbrücke são importantes vias de tráfego. O norte e o sul da cidade também são conectados por túneis, destacando-se o túnel sobre o Elba construído em 1911 (hoje um ponto turístico) e o túnel sobre o Elba de 1975, que é parte da via expressa Bundesautobahn, mas infelizmente esse túnel eu não visitei. Vai ficar para a próxima!

O city tour dura 3 horas, com uma parada de 15 minutos para um lanche. Definitivamente recomendo! Ao final, você dá uma gorjeta para o guia (se quiser).


Terminado o tour, encontramos uma roda gigante que dá pra ver a cidade toda, lindas paisagens! Só não lembro o endereço dessa roda gigante, rs...

Outro lugar lindo de se visitar é a igreja St. Michaelis e a sua torre, onde você também tem uma vista do alto da cidade! O ingresso para subir na torre custou 4 euros por pessoa.


A essa altura do dia, eu já estava morrendo de fome! Nada melhor que saborear um outro prato típico alemão, ou melhor, um lanchinho: Curry Wurst. É uma salsicha com molho curry (apimentado) acompanhado de batatas fritas (nesse não tinha) e pãozinho. Muito bom!! Eu adorei!



Após o lanche, eu e meu amigo Chris fomos andar de barco. Quando você compra o ticket do metrô, tem direito a andar de barco no rio Elba gratuitamente, pelo porto, quantas vezes quiser naquele dia. É um passeio muito lindo, ainda mais quando tem sol!



Fonte: Utilizei algumas informações do wikipédia

2 comentários:

  1. Oi, Mariana. Tudo bem?

    (nhamm que vontade de comer comida alemã que eu fiquei depois de ver o seu post)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalie, obrigada, que notícia ótima! Vou continuar colocando aqui mais posts sobre a viagem. Volte sempre. Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...