segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Relembrando do Sul - Caminhos de Pedra

Uma das viagens que adorei fazer foi para o Rio Grande do Sul, mais precisamente para Bento Gonçalves, Garibaldi, Gramado, Canela, etc. Ficou na memória, toda aquela beleza do estado, hospitalidade do povo, história das pessoas que fizeram aquelas cidades... impossível esquecer. Para quem nunca foi ao Sul, digo que vale muito a pena, é uma viagem maravilhosa!!




(Depois vou colocar aqui no blog as fotos da viagem e dicas dos lugares legais que conheci por lá!)



Mas já antecipando um pouco, hoje relembrei dos Caminhos de Pedra, que é um roteiro que visa resgatar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha desde 1875.

Uma das casas de pedra

O projeto foi feito na região de Bento Gonçalves, onde existiam as casas de pedra construídas pelos italianos e que foram restauradas para abrigar o trabalho dos associados da região e assim, mostrar seus trabalhos, tais como artesanatos, comidas típicas, restaurantes, produtos do leite, vinícolas, etc. 

Casa da Ovelha


Vinícola


É uma idéia simplesmente fantástica e tem atraído milhares de turistas todos os anos pois é um passeio muito bom de se fazer.. Sem falar na valorização da região, das famílias ítalo-brasileiras que desenvolvem seus trabalhos há tantos anos.

Jantar e música na Cantina Salvati & Sirena


Enfim, posso ficar escrevendo aqui por horas, mas só visitando para sentir de perto e assim se imaginar vivendo naquela época, quando chegaram os imigrantes, construiram suas casas de pedras, e começaram a trabalhar em algo para seu sustento e envolver toda a família. 


Paisagem maravilhosa do Sul!

Dos Caminhos de Pedra sempre me recordo de alguns lugares especiais: Casa da Ovelha, Cantina Salvati & Sirena, Restaurante Nona Ludia, Casa da Tecelagem e Casa da Erva-Mate.



O projeto Caminhos de Pedra tem um site muito bacana, clique aqui para conhecer! As imagens que ilustram esse post foram retiradas do site do projeto. Lindas, não? Só tenho a dizer, parabéns aos gaúchos por esse maravilhoso trabalho!!

3 comentários:

  1. OLÁ MARIANA TUDO BEM?? MEU NOME É LUCIANA E TBM MORO EM RIB PRETO, E ADOREI SABER QUE VC TBM É, EU TBM TENHO UM BLOG O HTTP://OMUNDODAPENELOPE.BLOGSPOT.COM , SE VC QUISER ME SEGUIR EU VOU ADORAR ASSIM TROCAMOS NOVIDADES E MUITAS INFORMÇÕES SOBRE RIB E MUITO MAIS...BJUXSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana! Seja bem-vinda ao blog! Adorei conhecer o seu, já estou seguindo! Vamos manter contato!! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. mari vamos manter sempre contato!!!adoreiiiiiiiiii te conhecer bjuxsssss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...