No dia seguinte em Ouro Preto, fomos fazer o passeio do Trem da Vale, que vai de Ouro Preto a Mariana. Tinha lido na internet algumas informações sobre o passeio, mas não sabíamos se valia a pena ou não, mas resolvemos ir para conhecer.
O trem sai da estação ferroviária de Ouro Preto em horários predeterminados, e o prédio foi restaurado justamente para a inauguração do passeio turístico até Mariana.
A antiga ferrovia foi revitalizada em 2006, a malha tem 18 km de extensão e no caminho há quatro estações: Ouro Preto, inclusive, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana.
Estávamos com muita expectativa para ver como seria o passeio e ainda mais que os vagões e a locomotiva foram reformados, mas conservam suas características originais.
O dia estava muito bonito, e a paisagem em volta bem característica de Minas Gerais, cheia de vales e montanhas. Na ida, o lado direito do trem é o melhor para se sentar por causa da paisagem. O passeio é meio demorado, pois o trem vai devagar.
Paramos em na cidade de Mariana e aproveitei para fazer uma foto embaixo do meu nome! Mas foi uma pena pois não tivemos tempo de visitar a cidade, pois pegamos o trem da volta, que era em um horário próximo.
Para quem tiver mais tempo na cidade, vale a pena conhecer Mariana!
Voltamos para Ouro Preto já na hora de almoçar e andamos bastante pela cidade até achar uma opção que agradou a todos: o Escadabaixo Pub e Butiquim, na rua direita.
Literalmente o bar fica escada abaixo e tem uma decoração muito original. O cardápio é bem variado e teve opção para todos os gostos, desde sanduíche até uma massa. Foi uma agradável surpresa!
Saímos do restaurante e fomos ao Museu da Inconfidência, que guarda os restos mortais dos participantes da Inconfidência que foram degredados para a África. Foi na década de 30 que o Museu começou a ser formado, por ordem do ex-presidente Getúlio Vargas.
O Museu fica em frente à praça Tiradentes, que também vale uma visita. Há o obelisco de Tiradentes, onde sua cabeça ficou exposta. Dali se tem uma visão ampla da praça.
No Museu, além dos restos mortais dos inconfidentes, o acervo conta com objetos da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Há muitos objetos religiosos, livros, de arte, etc. Mas é proibido tirar fotos ou filmar.
Vale muito a pena a visita! Depois fomos andar pela cidade.
Descemos em direção à Igreja São Francisco de Assis e em frente há a feirinha de pedra sabão, que tem cada coisa mais linda! Dá vontade de levar um de cada enfeite...
E claro que em frente à feirinha tem mais ponto turístico: a casa onde viveu Thomaz Antonio Gonzaga, que foi um inconfidente e poeta, exilado em Moçambique até a sua morte, longe de sua amada "Marília", que imortalizou em seus versos.
Final do dia, fomos jantar na Pizzaria O Passo pizzajazz, que a pizza é uma delícia, mas demorou tanto que achamos que o garçom tinha esquecido da gente! Mas o lugar é bem legal. Eh bom chegar bem cedo para evitar filas....esperamos bastante na fila. E assim chegamos ao final de um dia em Ouro Preto!
Passeio até Mariana
Praça Cesário Alvim - Estação Ferroviária,Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
Escadabaixo
Rua Conde de Bobadela, 122. Centro, Ouro Preto
Museu da Inconfidência
Praca Tiradentes 139, Ouro Preto, Minas Gerais
Feira de Pedra Sabão
Largo de Coimbra, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
O Passo pizzajazz
Nenhum comentário:
Postar um comentário