O dia seguinte foi dia de dar um passeio em Guimarães, cidade que fica no Distrito de Braga e ao norte de Portugal. É uma cidade pequena, tem cerca de 55.000 habitantes.
Guimarães tem uma importância histórica muito forte, pois foi a primeira capital de Portugal, e como centro administrativo, iniciado por D. Henrique.
O seu centro histórico é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade e é ali que se compreende a importância histórica de Guimarães. Ela é conhecida como o berço da Nação Portuguesa.
A Igreja da foto acima foi onde D. Afonso Henriques (primeiro Rei de Portugal) foi batizado. Fica na área do Castelo de Guimarães.
O Castelo também está ligado às origens da cidade e sua construção foi iniciada no ano de 958. Foi construído sobretudo para proteger a população dos ataques dos muçulmanos e dos normandos.
Descendo para o centro da cidade, vimos vários várias Capelas dos Passos da Via Crucis de Jesus Cristo, até chegar na praça principal.
A Praça principal hoje é ponto de encontro das baladas noturnas de Guimarães, cheia de bares e mesinhas espalhadas, em torno das casas antigas da cidade. De dia não há muito movimento por ali.
Uma imagem que marcou na cidade foi ver ao longe a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Essa Igreja tem sua origem em uma pequena ermida de 1576.
Guimarães tem tanto a visitar, que ficaria pelo menos por mais um dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário