domingo, 17 de novembro de 2019

Vinícola Marchese di Ivrea: um pedacinho da Itália em Ituverava


Há algum tempo, ouvi falar da Vinícola Marchese di Ivrea, que fica em Ituverava, interior de São Paulo. No último sábado, fomos até lá para fazer uma visita guiada e conhecer os vinhos.



Ituverava fica a cerca de 117 km de Ribeirão Preto, o que dá mais ou menos de 1h30 de viagem de carro. Por sorte, o tempo estava ótimo, com muito sol e sem previsão de chuva (que é comum em Novembro).


A Vinícola está localizada em uma antiga fazenda, com um casarão histórico que foi reformado. O nome é em homenagem a uma região da Itália, produtora de vinhos desde 1200.


Aos sábados, é aberta a visitação às 10h00, com agendamento antecipado. O passeio custa 130 reais por pessoa (para crianças e adolescentes, 40 e 80 reais respectivamente) e inclui a degustação harmonizada dos vinhos da casa com frios, queijos, caponata, embutidos e pão italiano, e também um almoço maravilhoso, típico da Toscana, que é a tradicional bistecca alla Fiorentina e o Cordeiro na Brasa. 


Como não como carnes, avisei com antecedência e eles prepararam uma massa para mim. Mas tem arroz com amêndoas, batatas tipo italianas feitas no forno, saladas, tudo uma delícia!


As uvas utilizadas para produção do vinho são clones das uvas sangiovese e moscato giallo, tipicamente italianas.


A primeira utilização do local foi como um haras, mas o proprietário, percebendo a existência de temperaturas favoráveis para o plantio, decidiu montar uma vinícola.


O vinho carro chefe é o Arduino, vinho tinto que leva o nome do rei italiano Arduino de Ivrea. Mas adorei também o vinho Moscato Giallo, um vinho branco seco fino, de cor amarelada.


A fábrica funciona desde 2010, tendo a primeira safra sido colhida em 2008. São 2 anos, desde a colheita até a comercialização do vinho em garrafa. A Vinícola conta com 6 rótulos de vinhos e 2 rótulos de grappa.


Após o término do passeio, por volta das 15h00, voltamos para casa, maravilhados com a Vinícola, com o  atendimento dos funcionários, e com os vinhos. Voltaremos com certeza!



Vinícola Marchese di Ivrea
Endereço: Rodovia Eliphio Perez Quereza,
Km 21, s/n 
Zona Rural, Ituverava - SP

2 comentários:

  1. Ola', muito boa dica. O turismo no Br e' muito mal trabalhado. Sou "turismologo". Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nardo, obrigada pelo comentário. Realmente temos que valorizar o turismo no Brasil! Seja bem vindo ao blog!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...