Continuamos a viagem e fomos para a cidade de Évora, que fica no centro-sul de Portugal. Tem cerca de 50 mil habitantes e é a maior cidade do Alentejo. Lá ficamos hospedados no hotel novíssimo Vitória Stone, que tem um estilo "rústico-moderno" (se é que existe esse termo!) e com uma decoração muito agradável.
Os quartos tem sacada e o hotel fica a uns 5 minutos de caminhada até o centro histórico. O hotel tem toda uma decoração baseada na pedra (tal o próprio nome: stone - pedra em inglês). A piscina fica no último andar e de lá se tem uma bela vista da cidade. Gostei muito desse hotel!
Saímos para conhecer um pouquinho de Évora, e o centro histórico é todo rodeado por muralhas. A cidade, tal qual muitas outras cidades portuguesas, foi parte do império Romano, depois conquistada pelos Mouros e posteriormente reconquistada pelos Cristãos. Então guarda detalhes e construções de todos esses períodos.
O centro histórico de Évora é um dos mais bem preservados e ricos de Portugal. É também conhecido como "cidade-museu". E ainda é patrimônio mundial pela UNESCO desde 1986. Na parte alta do centro está a Sé Catedral, inspirada na Sé de Lisboa, em meio a vários restaurantes, lojinhas, e muitas ruas para serem descobertas.
A essa altura a fome bateu! Entre algumas indicações da guia turística, foi esse restaurante, o Café Alentejo, o que escolhemos para jantar. O local onde hoje funciona o restaurante era uma antiga estalagem real, e o ambiente foi praticamente preservado! Gostamos bastante!
Aproveitei enquanto o jantar não chegava para consultar no meu mapa de Évora as atrações da cidade, que são muitas!
Hotel Vitoria Stone
Rua Diana de Lis 5, Évora 7005-413, Portugal (Anteriormente Albergaria Vitoria)
Café Alentejo
Évora é uma cidade muito especial. Apenas uma rectificação, a igreja que aparece nas fotos não é a Sé, é a igreja de Santo Antão. A Sé é uma catedral, logo as suas dimensões, arquitectura e estilo nada têm a ver com a capela apresentada na foto : ) A Sé fica situada perto do templo romano, do museu de Évora, da Fundação Eugénio de Almeida, tudo locais a não perder nesta cidade tão pequena em tamanho mas tão grande em vida
ResponderExcluirMuito obrigada pelas informações! Já corrigi :)
Excluir