segunda-feira, 11 de abril de 2011

Barcelona e a Sagrada Família

Continuando aquela viagem, após Madrid, o meu destino seguinte foi Barcelona. E para chegar lá fomos de trem AVE da Renfe e a viagem dura cerca de 3 horas. Mas a viagem é otima, o trem era muito silencioso e nem balança também. Durante a viagem, em vários momentos o trem ladeia o mar mediterrâneo, então você vê a paisagem maravilhosa ali, ao seu lado!

O trem AVE


O mar mediterrâneo ao lado da janela

Barcelona é a maior cidade e capital da comunidade autônoma de Catalunha, no nordeste da Espanha; é também a capital da comarca do Barcelonès e da província de Barcelona. É também a segunda maior cidade da Espanha após Madrid e possui uma população de cerca de 1.621.537 habitantes entre de seus limites administrativos uma área de 101,4 km². A área urbana de Barcelona se estende além dos limites administrativos da cidade com uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes em uma área de 803 km², é a sexta área urbana mais populosa na União Europeia após Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Barcelona, é a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo. A parte principal de uma união de cidades e municípios adjacentes chamada Área Metropolitana de Barcelona (AMB), com uma população de 3.186.461 habitantes em uma área de 636 km²(densidade de 5.010 hab/km²). Barcelona está localizada na costa do Mediterrâneo entre a foz dos rios Llobregat e Besòs e é limitada a oeste pela da Serra de Collserola (512 m).

Vista panorâmica de Barcelona (foto wikipédia)


Barcelona fica onde está a bolinha vermelha!

No dia seguinte em Barcelona, fomos visitar a Igreja da Sagrada Família, que começou a ser construída pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, que deixou também outras obras na cidade.

A linda Sagrada Família
 
A igreja ainda inacabada

O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.


O interior da igreja


Muitos detalhes no exterior

A construção começou em estilo neogótico, mas o projeto foi reformulado completamente por Gaudí ao assumi-lo. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar. Segundo o seu proceder habitual, a partir de esboços gerais do edifício, Gaudí improvisou a construção à medida que esta avançava. O templo, quando estiver terminado, disporá de 18 torres: quatro em cada uma das três entradas-portais, a jeito de cúpulas; irá ter um sistema de seis torres, com a torre do zimbório central dedicada a Jesus Cristo, de 170 metros de altura, outras quatro ao redor desta, dedicadas aos evangelistas, e um segundo zimbório dedicado à Virgem. O interior estará formado por inovadoras colunas arborescentes inclinadas e abóbadas baseadas em hiperboloides e paraboloides buscando a forma ótima da catenária. Estima-se que poderá levar no seu coro 1500 cantores, 700 crianças e cinco órgãos. Em 1926, ano em que faleceu Gaudí, apenas estava construída uma torre. Do projeto do edifício só ficaram planos e um modelo em gesso que resultou muito danificado durante a Guerra Civil Espanhola. Desde então prosseguiram as obras: atualmente (2011) estão terminados os portais da Natividade e da Paixão, e foi iniciado o da Glória, estando em construção as abóbadas interiores.

A obra que realizou Gaudí - a fachada da Natividade e a cripta - foi incluída pela UNESCO em 2005 no Sítio do Patrimônio Mundial com o título "Obras de Antoni Gaudí".

Vale a pena visitar a Igreja da Sagrada Família e pensar que todos aqueles detalhes foram pensados e esculpidos por mãos humanas, ricas em criatividade e dedicação!


Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Oi Mariana adorei saber um pouco sobre barcelona e essa obra incrivel que eu desconhecia bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia, Barcelona é uma cidade linda, com muitas obras a conhecer! Vale a pena! Beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...