Terminei de ler mais um livro, completamente apaixonante (para mim!) porque fala da Itália, que eu AMO! Quem me conhece sabe do meu amor pela Itália, uma história que começou com meus bisavós maternos que vieram de lá para o Brasil no início do século passado.
Mas enfim, vamos ao livro, "Mil dias em Veneza", escrito por Marlena de Blasi (Editora Sextante) que é uma americana que se tornou italiana após casar com um veneziano que se apaixonou por ela depois de vê-la passeando em Veneza.
E esse livro conta justamente a história (real) de Marlena e Fernando (o veneziano) e da adaptação de Marlena na Itália, a sua paixão pela gastronomia e pelos sabores, enfim, é uma viagem com cheiro, sabor e visual pela Itália e principalmente por Veneza.
Ao final do livro, estão as receitas favoritas de Marlena e também um guia romântico de passeios em Veneza.
Vale muito a pena!
Sinopse:
"Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade.
Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos.
Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista.
Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o “estranho”, como costumava chamar Fernando.
Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados.
À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.
Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida."
É um livro espetacular, Mariana. Estou terminando de ler e já comprei a continuação desta história, Mil Dias na Toscana, e, com certeza, comprarei todos os outros. O verdadeiro conto de fadas da vida real.
ResponderExcluirAH, conheça também o meu blog:
http://pensamentosderosirodrigues.blogspot.com
Beijos
Oi Rosi! Esse livro da Toscana é o próximo que quero ler. Obrigada pela dica! Beijos.
ResponderExcluir